Editores Executivos
Editor-Chefe Emeritus
Lesseps Lourenço dos Reis (2004-2012) Faculdade Medicina Universidade de Lisboa
Luís Monteiro Rodrigues, Editor-Chefe, Diretor Executivo, ALIES
Carreira académica iniciada na Universidade de Lisboa (Fac. de Farmácia e Fac. de Medicina - Instituto de Fisiologia) onde se doutorou (1992). Professor de Fisiologia Humana e de Fisiopatologia / Mecanismos de Doença na Universidade de Lisboa e no Grupo Lusófona cujos quadros integra desde 2012. Na actualidade dirige a Escola de Saúde e o Centro de Investigação CBIOS (parte da rede científica e tecnológica nacional - FCT) da Universidade Lusófona.
Na Investigação a Fisiologia Cardiovascular e em especial os mecanismos de adaptação (micro e macrocirculação) têm reunido a sua preferência. Possui uma extensa lista de publicações e comunicações, múltiplas distinções e prémios, incluindo a coordenação editorial de revistas internacionais das suas áreas de especialização.
Fundador e atual presidente (2022-) da Sociedade Portuguesa de Fisiologia.
Ana Sofia Fernandes, U Lusofona (Centro Universitário de Lisboa) / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)
Graduada em Ciências Farmacêuticas (2004) na ULisboa (FFUL), onde se doutorou em Toxicologia, em 2010. Titulo de European Registered Toxicologist desde 2018.
Docente da U Lusofona (Escola de Saúde) desde 2008, IP e Diretora Científica para a Inovação do CBIOS (Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da U Lusófona). Aqui vem estudando em particular os processos celulares relacionados com o desenvolvimento tumoral e com o processo metastático. Autora de mais de 50 artigos científicos e 100 comunicações, tendo também experiência editorial em várias revistas científicas internacionais da sua área de especialização.
Secretário e Relator do Conselho Fiscal da ALIES (2019-)
Antero Abrunhosa, U Coimbra, ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (PRT)
Licenciado em Bioquímica (1992) e Mestre em Engenharia Biomédica (1996) pela U. Coimbra, com estudos de Doutoramento no centro PET do Hospital de Hammersmith (UK, 2002).
Fundador e actual Director do ICNAS (www.uc.pt/icnas) onde dirige o Laboratório de Radioquímica e Radiofarmácia. Membro do Grupo 14 (radiofármacos) da Farmacopeia Europeia, é perito da Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) em diversas comissões técnicas e missões internacionais e formador da ESMIT (Escola Europeia de Imagiologia Multimodal e Terapêutica) da Agência Europeia de medicina Nuclear (EANM) em Viena. Tem atualmente patentes ativas na Europa, nos Estados Unidos e no Japão sobre a produção de radionuclídeos e radiofármacos.
André Rolim Baby, Departamento de Farmácia da FCF, U São Paulo (BRZ)
Professor Associado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Possui mais de 130 artigos científicos publicados em periódicos nacionais, internacionais e de divulgação. Realizou pós-doutoramento no CBIOS da Universidade Lusófona de Lisboa. Na investigação, ressalta-se o ointeresse pela área da fotoproteção e de "sunscreens non-sunscreens", nanotecnologia aplicada nessa classe de preparações, potencial antioxidante cutâneo "ex vivo", segurança e eficácia relativas à proteção solar e demais atributos cosméticos.
Carlos Nunes Filipe, NOVA Medical School (PRT)
Psiquiatra, Doutor em Neurofisiologia; Subespecialidade de Neurofisiologia Clínica; Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, Chefe do Departamento de Fisiologia Médica. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Neurofisiologia, Psicopatologia e Perturbações do Desenvolvimento Clínico com interesse no Défice de Atenção e nas Perturbações do Espectro do Autismo em adolescentes e adultos.
Chefe do Departamento de Fisiologia Médica da Faculdade de Medicina da NOVA / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 2015.
Director Clínico da Associação Portuguesa para as Doenças do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), Lisboa. Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2019 - 2021); Presidente do Conselho de Fiscalização da Sociedade Portuguesa de Fisiologia (2022 - ).
Catarina F Rosado, U Lusofona (Centro Universitário de Lisboa) / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)
Formada em Ciências Farmacêuticas pela U Coimbra, e doutorada pela Cardiff University em Tecnologia Farmacêutica. Docente da Escola de Saúde da U Lusófona desde 2004 coordenando diversas unidades de ensino graduado e posgraduado, sendo coordenadora do Mestrado em Produtos de Saúde e Suplementos Alimentares desta universidade. IP do CBIOS com interesse na terapia transdérmica e no desenvolvimento de metodologias de avaliação da eficácia e segurança de produtos para aplicação cutânea. Tem publicado numerosas publicações científicas e comunicações, sendo membro do conselho editorial de algumas revistas científicas e referee de publicações de referência na sua área. É fundadora e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas.
Na actualidade é Vice Presidente do Conselho Cientifico da Escola de Saude (2022-)
Cíntia Ferreira-Pego, U Lusofona (Centro Universitário de Lisboa) / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)
Licenciada em Nutrição Humana e Dietética pela Universitat Rovira i Virgili (2010), e mestre em Treino e Nutrição Desportiva pela Universidad Europea de Madrid (2012). Doutorada com Menção Internacional em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili, e pela University of Arkansas (2016). Docente e Investigadora na Universidade Lusófona desde 2019, com foco na investigação epidemiológica da relação entre padrões alimentares, composição corporal, e metabolismo. Autora de diversas publicações em revistas internacionais, e experiência como editor em várias revistas científicas internacionais.
É Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da U Lusófona.
Edileia Bagatin, Departamento de Dermatologia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (BRZ)
Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Sorocaba-Pontifícia U Católica de São Paulo (1979), Mestre em Dermatologia (1985) e Doutora em Ciências da Saúde (1994) pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo, EPM/UNIFESP .
Vasta carreira assistencial como médica dermatologista incluindo a Secretaria de Estado da Saúde/SP (1982-2001) e Ministério da Saúde, São Paulo/SP, Hosp. Infantil Darcy Vargas - INAMPS (1984-1992). Docente do Departamento de Dermatologia da EPM/UNIFESP, com especial interesse de investigação em Cosmiatria. Publicou mais de uma centena de artigos, sobretudo em revistas internacionais da especialidade e faz parte de várias Cãmaras Técnicas em áreas relacionadas. https://orcid.org/0000-0001-7190-8241
Edson Luis Maistro, UNESP, Faculdade de Medicina de Marília (BRZ)
Formou-se em Ciências Biológicas e completou o doutorado (1996) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil (área de Genética), e estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil (Genética, sub-área Mutagênese). Actualmente é Professor no Departamento de Fonoaudiologia da UNESP, onde é coordenador do Laboratório de Toxicidade Genética. É supervisor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada e do Programa de Pós-Graduação "Saúde e Envelhecimento" na Faculdade de Medicina de Marília.
Publicou mais de 89 artigos em revistas de renome e tem sido membro do conselho editorial de algumas revistas. A sua área de investigação é a Genética: Mutagénese, especialmente a investigação de produtos naturais e sintéticos com potencial farmacológico.Universidade Estadual Paulista – UNESP.
Eduardo Colombari, Faculdade Medicina Dentária USP-RP (BRZ)
Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1995) e The University of Iowa (1995). Visiting Professor Department of Physiology and Pharmacology, University of Bristol, UK (2007-2009
Professor Titular em RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 2011. Presidente Eleito (2019-2020) da Sociedade Brasileira de Fisiologia - SBFis.
Vasta produção cientifica em jornais de impacto principal, com ênfase investigacional em Fisiologia Cardiovascular e Respiratório, atuando principalmente em Controle Neural Cardiovascular e Respiratório e Controle do Equilíbrio Hidroeletrolítico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1395-4036
Fernando Fernandez-Llimos, UCIBIO | Lab. Farmacologia, Departamento de Ciências do Medicamento, Universidade do Porto (Faculdade de Farmácia)
Doutoramento em Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos, pela Universidade de Granada (Espanha), com especial incidência na Informação sobre Medicamentos. Licenciado em Ciências Farmacêuticas (Universidade Complutense, Madrid). Os seus actuais interesses de investigação centram-se na informação sobre medicamentos, com especial ênfase na geração de evidência, e na análise e conceção de serviços de farmácia clínica.
Hélio Daniel Ribeiro Rocha, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Departamento Ciências da Natureza, Vida e Ambiente - Campus da Praia (CPV)
Doutor em Doenças Tropicais e Saúde Global pela Universidade Nova de Lisboa (2021), Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães no Brasil (2014) e pós-graduação em Ciência para o Desenvolvimento pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em Portugal (2016). Docente na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde onde coordena o curso de Análises Clínicas e Saúde Pública e o Mestrado em Saúde Pública e Comunitária. Possui uma vasta experiência acadêmica e profissional nos domínios da sua especialidade, lidera ainda o Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais desta Universidade, com interesse especial em arboviroses e outras doenças transmitidas por vetores.
João Gregório, U Lusofona (Centro Universitário de Lisboa) / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)
Graduado em Ciências Farmacêuticas (U Lisboa) Mestre em Saúde e Desenvolvimento, com especialização em Gestão de Programas, e Doutor em Saúde Internacional, com especialização em Políticas de Saúde e Desenvolvimento, pela Universidade NOVA de Lisboa (IHMT). Actualmente, é Investigador Auxiliar no CBIOS - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde e docente da Universidade Lusófona .
Sobre a investigação tem desenvolvido trabalho sobre novos serviços farmacêuticos e sobre a utilização das tecnologias da informação para prestar novos serviços e melhorar serviços de saúde no contexto dos cuidados de saúde primários e especializados (Saúde Digital). É autor de mais de 40 artigos em revistas com revisão por pares. É membro do corpo editorial de duas revistas internacionais na sua área de especialidade tendo já atuado como editor convidado de três edições especiais em revistas internacionais.
José Delgado Alves, NOVA Medical School | CEDOC, Lisboa e Serviço Medicina 4 - Hospital Fernando Fonseca, Amadora
Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica. Professor Associado de Medicina na NOVA Medical School, Lisboa, Portugal, Presidente do Grupo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Presidente do Comité de Peritos da ECRIN (European Clinical Research Infrastructure Network) e membro do EBIM (European Board of Internal Medicine). Director do Departamento de Medicina Interna e da Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, Portugal. Chefe do Grupo de Investigação de Resposta Imunológica e Doenças Vasculares na NMS Research.
José Roberto Santim, CEUA/UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí
Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajai (2010), área de Produtos Naturais e Substâncias Bioativas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP, 2013), área de Toxicologia e Análises Toxicológicas.
Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) na Escola de Ciências da Saúde, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado/Doutorado). A sua pesquisa incide sobre os mecanismos envolvidos no controle da migração leucocitária para focos inflamatórios, a ação de xenobióticos sobre a capacidade de resposta do organismo ao trauma e os mecanismos farmacológicos e tóxicos de novas moléculas ou produtos naturais para a terapêutica.
Actual Presidente (2022-) da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX).
Marilia Silva Paulo, Bolseira de Investigação; NOVA Medical School - Centro de Saúde Integral | U Nova Lisboa (PRT)
Doutora em Políticas de Saúde e Desenvolvimento pela Universidade NOVA de Lisboa, Portugal. Especialista em Investigação em Serviços de Saúde, Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde e Saúde Ambiental/Ocupacional. Interesse atual em exposições ambientais e de saúde ocupacional e sistemas avançados de informação em saúde. Membro de várias comissões e redes internacionais como a Climate Change and Public Health Research Network do Ministério do Ambiente (UAE) Coordination and Harmonisation of European Occupational Cohorts (OMEGA network) e do projeto Population Health Information Research Infrastructure da Comissão Europeia.
Patrícia Dias de Mendonça Rijo, U Lusofona (Centro Universitário de Lisboa) / CBIOS - Res. Center Biosciences & Health Technologies (PRT)
Graduada em Química pela Universidade de Lisboa (FCUL) com mestrado e doutoramento em Química Farmacêutica e Terapêutica (FFUL). Docente da Escola de Saúde da U Lusófona desde 2001 e IP do CBIOS onde vem concentrando a sua pesquisa nas áreas de química medicinal, fitoquímica e farmacognosia, com ênfase particular na química de produtos naturais. Publicou mais de oitenta artigos em periódicos internacionais e tem mais de duzentas comunicações (orais e painel) apresentadas em reuniões e conferências nacionais e internacionais. É titular de duas patentes internacionais.
É membro da Direcção da ALIES (2022-) e Directora para a Comunicação do CBIOS.
Patricia Maia Campos, Professora Titular FCFRP Universidade São Paulo (BRZ)
Graduada em Farmácia, com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo – USP (1993). Professora Titular da Universidade de São Paulo. Publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos indexados, 8 capítulos de livros e 8 patentes, além de 300 trabalhos relatados em eventos científicos e multiplas palestras proferidas. Tem ampla experiência no desenvolvimento e estudos de eficácia clínica de formulações cosméticas por técnicas avançadas de biofísica e análise de imagem,
É consultora científica no setor público – CATEC/ANVISA, no setor produtivo em renomadas empresas cosméticas e membro do Conselho Tecnológico da ABIHPEC.
Rejane Giacomelli Tavares, CCQFA - Universidade Federal de Pelotas (BRZ)
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e em Biomedicina pela FEEVALE (2008), Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica (2000) e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É ainda especialista em Análises Clínicas (1999), e em Monitoramento de Ensaios Clínicos (2021) com relevante experiência profissional em Análises Clínicas e validação de metodologias/equipamentos analíticos.
Docente do CCQFA da Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo pesquisas relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis (dislipidemia, diabetes e síndrome metabólica), estresse oxidativo e avaliação do efeito de produtos naturais nessas patologias. Possui mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é revisora de diversos periódicos.
Sergio Faloni de Andrade, U Lusofona (Lisboa), Escola de Ciências e Tecnologias Saúde (PRT)
Sergio Faloni de Andrade é presentemente professor Universidade Lusófona, Escola de Ciências e Tecnologias Saúde (Lisboa, Portugal). Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Alfenas (1998), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual Paulista (2001) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP) (2005) (Brasil). Realizou um pós-doutorado na Lund University-Suécia (2017-2018), onde desenvolveu um projeto sobre probióticos associados a produtos naturais e seus efeitos benéficos no trato gastrointestinal. Tem experiência na área de ensino e investigação, com ênfase na avaliação farmacológica in vivo de produtos naturais e probióticos, com interesse nas seguintes áreas: gastrite, atividade antiulcerosa, gastroprotecção, cicatrização gástrica, doenças inflamatórias intestinais, efeitos no sistema renal e cardiovascular. Durante a sua carreira, foi orientador de 4 teses de doutoramento, 18 teses de mestrado, 38 licenciaturas e supervisionou 3 investigadores pós-doc. Foi também vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. S. Andrade publicou 115 artigos em periódicos internacionais com revisão por pares (53 dos quais nos últimos cinco anos) e cinco capítulos de livros. Foi duas vezes editor convidado de um periódico internacional e atua como revisor de artigos para vários periódicos científicos.