Editorial
Vol 20: Número 1

10.19277/bbr.20.1.e       
[+] html em inglês

 

2023 - No mesmo caminho para um novo futuro

A publicação Investigação Biomédica e Biofarmacêutica (IBB), que tenho o privilégio de dirigir desde a sua origem (então como Revista Lusófona de Ciências da Saúde), tem cumprido com reconhecidos rigor e consistência o seu objectivo primeiro e principal – o de contribuir como instrumento de progresso e divulgação da ciência pensada e concretizada na língua partilhada pelas comunidades lusófonas – o português. Tornado globalmente acessível por este caracter único que a edição simultânea em inglês lhe confere, tem ainda criado múltiplas oportunidades de publicação e de “crescimento” científico, sobretudo para os investigadores mais jovens, em todo o mundo.

O progresso e organização editorial, apesar de inteiramente graciosas e portanto não profissionalizadas, tem sido notado e, a par deste os procedimentos de avaliação revisão e edição mais exigentes e também mais transparentes. Podemos sentir justificado orgulho e prazer pelos reconhecimentos recebidos de editores como a CrossRef, a ELSEVIER-Scopus, a Google Scholar, ou a recente ASCI-database, para citar algumas.

Continuamos neste caminho, mais determinados mas também mais conscientes dos desafios que enfrentamos. Como fica claro deste longo percurso, estes percursos traçam-se com objectivos concretos á vista e em horizontes curtos. A continuidade da publicação depende exclusivamente da qualidade e do esforço de todos nós ... todos os dias.

Neste número ilustramos como a IBB assume por inteiro o desafio digital. Ás nossas opções de revisão por pares, edição exclusivamente electrónica (sem papel), sem custos para o autor e de acesso aberto ao leitor, acrescentamos agora a submissão, revisão e decisão em plataforma digital. Parece simples, e a aparência é singela mas, trata-se de um passo gigante para uma organização independente sem fins lucrativos como a nossa. Só possível graças à determinação empenho e entusiasmo dos nossos responsáveis e colaboradores.

Certamente encontraremos muitos aspectos a melhorar desde já. Contamos com a vossa compreensão e paciências mas, como disse antes, é um passo que apenas antecede os próximos mas absolutamente critico para o crescimento e para a continuidade da publicação.

O presente número introduz ainda um novo alinhamento editorial, em harmonia com as politicas editoriais de publicações de referencia nestes domínios, organizando as publicações em Artigos Originais, Artigos Breves, Artigos de Revisão, Protocolos de Estudos, e Estudos de Caso, mantendo uma secção de Actas de Reuniões Cientificas

Estamos gratos por fazermos parte desta grande história e podemos esperar mais e melhor futuro. Apenas possível convosco.

Bem hajam.

Luís Monteiro Rodrigues, Editor-chefe  ✉️