Declaração sobre Ética e Boas Práticas de Publicação 

(A politica editorial incluindo o contexto ético desta publicação estão em consonância com as orientações do Publishing Ethics Resource Kit PERK [ver + aqui])

 

Diretrizes éticas para publicação no IBB

A publicação de um artigo no jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica, revisto por pares, é um aspeto essencial no desenvolvimento de uma rede de conhecimento coerente e reconhecida. É um reflexo direto da qualidade do trabalho dos autores e das instituições que os suportam. Os artigos revistos por pares, constituem parte essencial e corporizam o próprio método científico. É, portanto, essencial conhecer os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas no ato da publicação -  o autor, o editor e o corpo editorial, o revisor, e a sociedade.

A ALIES uma organização sem fins lucrativos que actua como editora do Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica (JIBB) e que encara com grande seriedade todos os seus deveres e responsabilidades sobre todas as etapas da publicação, o que inclui os aspetos éticos envolvidos. Estamos empenhados em garantir que a publicidade, reimpressão ou outras receitas comerciais relacionadas não tenham qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Além disso, a ALIES e o seu Conselho Editorial auxiliam na comunicação com outros jornais e/ou editores onde tal se revele útil ou necessário.

 

Padrões de Submissão

Os autores de manuscritos de investigação original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva do seu significado. Os dados devem ser apresentados com rigor no texto. Um manuscrito desta natureza deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Revisões e artigos de carácter mais profissional devem ser igualmente precisos e objetivos. Opiniões editoriais devem ser claramente identificados como tal.

 

Acesso a Dados

Os autores poderão ser instados a fornecer os dados brutos do manuscrito para revisão, e devem estar preparados para fornecer acesso público a esses dados, se possível. 

 

Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que as obras submetidas são originais da sua inteira autoria, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros, estas estão devidamente citadas. O plágio assume muitas formas, desde fazer passar o manuscrito de outro, como o manuscrito do próprio autor, ao de copiar ou parafrasear partes substanciais de outro manuscrito (sem atribuição), para reivindicar os resultados de pesquisas realizadas por outras pessoas. O plágio em todas as suas formas, constitui um comportamento de publicação antiético e é inaceitável..

A BBR recomenda que os autores apliquem ferramentas adequadas para verificar a originalidade dos trabalhos científicos. Aplicativos como o Turnitin [ver + aqui] comparam possíveis semelhanças com textos publicados fornecem uma análise detalhada do conteúdo reduzindo o risco de plágio.

 

Publicações múltiplas, redundantes ou concomitantes

Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de um jornal ou publicação primária. A apresentação do mesmo manuscrito em mais de uma publicação periódica constitui simultaneamente o comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Em geral, um autor não deve submeter à consideração em outra revista um artigo publicado anteriormente. Em casos devidamente justificados, esclarecidos pelo autor, este e os editores devem acordar sobre a publicação secundária, a qual deve refletir os dados e sua interpretação do documento primário. A referência principal deve ser citada na publicação secundária.

 

Reconhecimento das Fontes

Adequado destaque deve ser sempre prestado ao trabalho doutros. Tal significa que os  autores devem citar as publicações que têm sido determinantes para a pesquisa que agora submetem para publicação. As informações obtidas em particular, como em conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas, sem permissão explícita, por escrito, da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, tais como manuscritos de arbitragem ou candidaturas de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.

 

Declaração de Autoria e Autoria

Uma Declaração de Autoria é requerida aquando da submissão por razões de transparência. Cada contribuição individual para o artigo deve ser declarada utilizando os papéis relevantes do CRediT - conceptualização; desenho experimental; tratamento de dados; análise; aquisição de financiamento; administração; recursos; software; supervisão; validação; visualização; escrita - rascunho; escrita - revisão; escrita - aprovação da versão final. As declarações devem ser formatadas primeiro com as iniciais do autor.

A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram significativamente para a (1) criação e conceção do estudo, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados, (2) redação do artigo ou revisão crítica com contribuição intelectual importante, (3) aprovação final da versão a ser submetida. Existindo outros que tenham participado em determinados aspetos substantivos do projeto, estes devem ser reconhecidos ou listados como contribuidores (Agradecimentos). O autor correspondente deve assegurar que todos os coautores apropriados e nenhum coautor inadequado sejam incluídos no trabalho e que todos os coautores tenham visto e aprovado a versão final do trabalho e concordado com a sua submissão para publicação.

Após aceitação, a lista e ordem dos autores é considerada final. Após esta, não serão aceites quaisquer alterações à lista e ordem dos autores. 

 

Envolvimento de participantes humanos ou de animais experimentais

Envolvendo participantes humanos ou animas experimentais, os autores deverão declarar a conformidade de todos os procedimentos com as leis e diretrizes relevantes e que a comissão institucional apropriada (Ética ou equivalente) os aprovou. Os autores também devem declarar o consentimento informado e a observação dos direitos de privacidade de todos os participantes humanos.

 

Declaração de conflitos de interesse

Potenciais conflitos de interesse devem ser assumidos o mais cedo possível. Material não publicado  que faça parte dum manuscrito submetido, não podem ser utilizados pelo editor na sua pesquisa sem o consentimento expresso do autor. Informações privilegiadas ou ideias recolhidas no processo de revisão por pares, são obrigatoriamente confidenciais, e não podem ser utilizadas em proveito pessoal. 

Outros exemplos de possíveis conflitos de interesse que devem ser declarados incluem relações de trabalho, incluindo consultoria, propriedade de ações, honorários, pareceres como especialistas, pedidos / registros de patentes e concessões ou outros financiamentos.

Os editores não devem decidir sobre os manuscritos face a qualquer potencial  conflito de interesse de qualquer tipo em que possam estar envolvidos, incluindo relações profissionais ou pessoais com qualquer um dos autores. Nesse caso, outro Editor será convidado a liderar o processo de revisão, garantindo que o Editor em causa não participa da decisão. O mesmo princípio é adotado se um editor for autor de um dos manuscritos em submissão; nesse caso, o autor declarará na seção respetiva que não participou dos processos de revisão ou de decisão. 

 

Políticas de revisão por pares

Os procedimentos são baseados nas atuais Diretrizes de Melhores Práticas do COPE para Editores de Periódicos, que poderá [ver + aqui] para mais detalhes.

 

Declaração de acesso aberto

Esta Revista adota a Declaração de Acesso Aberto, de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste [ver + aqui].

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o utilizador ou sua instituição. Os utilizadores têm permissão para ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

 

Direitos de reprodução e publicação

Este jornal adota a licença de distribuição CC BY-NC (Creative commons) [ver + aqui].